Opinião: Pode Tesla realmente construir 500.000 carros por ano?
Tesla Motors confundiu os seus críticos na semana passada, puxando para a frente por dois anos seu plano de produção ambiciosa para construir 500 mil carros por ano.
O anúncio, feito ao mesmo tempo como Tesla revelou um prejuízo trimestral de US $ 282m, também foi acompanhada pela saída de seu chefe de produção Greg Reichow e chefe de fabricação de John Ensign.
No mundo da Tesla, era apenas uma semana média em que os altos e baixos da indústria automóvel são compactados em alguns dias de trabalho agitado.
Normalmente, o anúncio de Tesla à sua enorme aumento de produção, com base em todo o banco de ordem mindboggling 400k unidade de futuro para o $ 35k Modelo 3 , foi uma surpresa para a maioria dos observadores da indústria.
Apesar de boletim de imprensa de Tesla sobre o assunto fez tudo parecer muito de fato. "O aumento da produção de cinco vezes ao longo dos próximos dois anos vai ser um desafio e provavelmente vai exigir algum capital adicional, mas este é o nosso objetivo e vamos trabalhar duro para conseguir isso", CEO da empresa, Elon Musk disse indiferente.
É difícil pensar em uma indústria automobilística de produção de ramp-up tão rápido como este.Embora o professor Cardiff Business School Paul Niewenhuis acha que pode ser feito ", especialmente com o dinheiro no banco".
contas de Tesla mostrar que tem uma reserva razoável de dinheiro de US $ 1.44b no banco (não incluindo Modelo 3 depósitos), embora as companhias de carro grandes normalmente têm pelo menos 10 vezes essa quantidade de dinheiro na mão.
Perguntas pairam sobre a produção de ramp-up, porque Tesla é uma indústria de construção peixinho 50k veículos Modelo S um ano e começar a aceleração de saída com a adição do XSUV (foto) para "entre 80k - 90k" por ano até ao final de 2016.
O novo plano prevê para o menor Modelo 3 para entrar em produção em meados de 2017, com as primeiras entregas no final de 2017, com a produção do primeiro ano completo em 2018 na região de 300k unidades.
"Pretendemos incorporar o nosso melhor tecnologia em Modelo 3, mas mantê-lo relativamente simples de construir em alto volume e com alta qualidade", disse Tesla em seu relatório trimestral.
Como muitos anúncios Tesla, é solicitado mais perguntas do que respostas - particularmente a tecla Um de como ele vai convencer fornecedores para a produção de gear-se para um número tão grande de carros, quando a demanda de longo prazo é uma grande incógnita.
Tesla tem uma lista de fornecedores de alta qualidade para o modelo S e X, que compartilham o mesmo skate chassi de alumínio, bateria e motores.
Bosch / ZF fornece direcção assistida, Magna da frente e traseiros subtramas, a ThyssenKrupp a frente e barras estabilizadoras traseiras, SKF os rolamentos da roda e Novem a guarnição interior - entre uma lista de pelo menos 50 grandes fornecedores Tier 1. A bateria e motor elétrico são fornecidos pela Tesla.
Todos os fornecedores serão obrigados a investir em ferramentas para o maior volume e preço de acordo com o ambicioso previsão do Modelo 3.
No entanto, muitos tiveram os dedos queimados no passado, quando eles concordaram preços em um volume alto, mas as ordens reais foram muito menores - um método infalível para um fornecedor de perder dinheiro rápido.
Conquistar fornecedores será uma grande parte do trabalho para os novos chefes de fábrica de entrada, que também terão de ramp-up de produção, apesar de uma reputação da empresa por problemas de qualidade e atrasos, como as sofridas pela X SUV, que levou 18 meses a mais para entrar em produção do que o planejado. rumores online sugerem que os custos de garantia só pode ser tão alta quanto $ 4k por carro em alguns modelos.
Muitos engenheiros de produção altos, sem dúvida, ser fascinado pela perspectiva de trabalhar na sala de caldeira em Tesla, mas o desafio é imenso.
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