Lotus Elise Cup 250 (2016) avaliação
O Lotus Elise é de 20 este ano. Feliz Aniversário! Sua recompensa por sobreviver duas décadas? Mais uma edição especial. Ao longo da Série 1 e Série 2, houve 36 versões diferentes deste carro esporte britânico simpático, mas este - o novo Cup 250 - é o mais rápido até à data.
Ele substitui a Copa do 220, é limitada a 200 carros por ano e representa a última palavra Elise. Bem, por enquanto, de qualquer maneira; CEO da empresa, Jean-Marc Gales, disse-nos que há um Elise substituição já em desenvolvimento - mas nós teremos que esperar até 2020 para dirigi-lo. Enquanto isso, podemos esperar ainda mais a partir desta plataforma.
Isso é um bom presságio, porque apesar de seu preço de quase-lista de £ 50k (uma vez que você consignado opções essenciais), este é um stunner absoluto de carro de um motorista. Este é o primeiro modelo Cup para estar disponível como um roadster, também, então você pode obter um bronzeado no caminho para o seu trackday.
Então, qual é a receita para este Elise?
Ele usa o mesmo supercharged de 1.8 litros do motor Toyota encontrada no 220 Cup, mas com uma melhoria significativa na graças de alimentação e entrega de torque a uma polia menor no ventilador e mapeamento do motor revisado, feito em casa pelodo Lotus fábrica de Hethel. Há mais área sob ambas as curvas de potência e torque no gráfico dyno, que se traduz em uma maior flexibilidade na estrada.
Mas também é rápido. Muito rápido. Com um pouco de calor nos pneus e um lançamento perfeito, este Elise decola como um gafanhoto cutucou. Sua caixa de seis velocidades manual é talvez um pouco agrícola, mas mudar com convicção e você encontrará uma seleção de índices que são bem combinadas para o motor.
É uma pena que o motor supercharged do Elise ainda não é particularmente frutado, embora. É proposital em uma espécie de quatro pote de forma, mas teria preferido um pouco mais teatro - talvez um pouco mais de volume do "carregador. Soa vagamente como um gatinho. Teríamos preferido um puma.
Você vai querer apertar o carro em modo Sport para obter o melhor dele; resposta do acelerador é muito mais nítida (presumivelmente em detrimento das emissões de CO2, os valores citados de que são anormalmente baixo para este carro ...) eo sistema de controle de estabilidade permite o movimento do corpo mais lateral quando você lançá-lo em torno de uma curva.
O que acontece quando você mostra que um canto?
É aí que a 931 kg Elise realmente brilha. Sobre os pneus Yokohama AO48 Lotus específicas-padrão (uma polegada mais largo na extremidade frontal do que o 220) há uma quantidade titânica de aperto na oferta - muito mais do que você vai precisar na estrada - ea direção é verdadeiramente notável. É totalmente sem ajuda, oferece uma ação extremamente liso e um grau de retorno tão notável que de melhor ele você teria que ficar atrás do volante de um carro de pista dedicado - ou mesmo um kart high-end.
Olhando para a folha de spec, você seria perdoado por pensar um diff de deslizamento limitado é notável por sua ausência, mas esta pena - em parte devido à sua natureza, tração e torque de baixa administrável - simplesmente não precisa dele. Há aero significativa a bordo, com o Lotus reivindicando o divisor dianteiro, difusor traseiro e asa adicionar 66 kg de downforce a 100 mph.Nós não iria contestar isso. Ela se sente comprovadamente mais estável a esses tipos de velocidades que você esperaria. É uma coisa-inspirar confiança.
Nós provou suas capacidades de manipulação por se aventurar na pista de testes da fábula em Hethel. Lotus afirma que a Copa do 250 é um maciço de quatro segundos mais rápido por aqui do que seu antecessor - incrível considerando que estamos falando agora 1m34s para uma volta completa. Pilotos mataria para esse tipo de melhoria.
Qual é a Copa do 250 como no circuito, então?
Com laptimes em mente, o modo Sport foi contratado, o controle de tração desligado ea velocidade discado até o máximo. A forma como essa coisa muda de direção só pode ser comparado a um carro de corrida bem set-up. Ele alterna direção instantaneamente e com precisão pin-sharp, e você é capaz de usar o seu pé direito para dançar a Elise em torno da linha de corrida.
Notamos um leve momento de subviragem quando empurrando duramente através de cantos de baixa velocidade, mas isso é absolutamente não é um problema: não só faz para uma maior segurança on-the-limite de manipulação para condutores inexperientes, mas da barra estabilizadora dianteira ajustável demasiado . Pode marcá-lo para fora, em outras palavras, quando você está aclimatado para o carro.
Os assentos de fibra de carbono balde são difíceis e só ajustável para a frente e para trás, de modo que não é a mais confortável, mas é difícil não gostar da posição rebaixado condução. Na pista que teria preferido arreios para nos manter firmemente posicionado na cabine, mas eles estão na lista de opções de qualquer maneira - e três pontos convencional i nertia bobinas são muito mais fáceis de ir para a estrada.
Considerando a quantidade de tempo de pista, é justo dizer que os freios de pistão duplo AP Racing são praticamente imunes a desvanecer-se e não há muito feedback através do pedal. Eles são progressiva também, então o 250 Cup permanece tratável na estrada.
É este um carro de corrida para a estrada, então?
Tipo de. Você pode achar a suspensão no lado crashy da empresa ao abordar os gostos de buracos inesperados e juntas de dilatação auto-estrada. Não é suficiente dar lá para tornar este um impressionante desintegrador B-estrada, no entanto, que vem muito mais perto do que a que se destina.
qualidade da cabine foi erguida também, que é um bom trabalho para um carro a esse preço. Há couro extra e Alcantara, enquanto a aparelhagem para muitos dos controles de condução (incluindo o botão Sport crítica e o interruptor de controle de tração incapacitante igualmente divertido) foram agrupadas no lado da mão direita do volante.
Se você quiser reforçar o valor residual do seu carro (e / ou canalizar sua Colin Chapman interior), gastar £ 4k mais sobre o carbono Aero Pack para salvar um outro 10 kg -, pois proporciona a downforce mencionamos acima.
Veredito
Se você ama Lotus , amo carros esportivos e trackdays amor, você vai adorar isso. É eminentemente capaz quanto um carro só de circuito (com uma ou duas das 12 opções disponíveis), e ainda tolerável o suficiente para a estrada - embora, é certo, o preço vai manter os entusiastas de todos bar na baía. Em um dia ensolarado em sua estrada favorita país ou em um circuito, no entanto, vai ser difícil de bater.
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